segunda-feira, 4 de abril de 2011

Qual foi a grande diferença entre Josué e Moisés?

Você alguma vez já se perguntou por que Josué conseguiu realizar a conquista de Canaã e Moisés não? Qual foi a grande diferença entre o dois?

Moisés não conseguiu apesar de Deus estar com ele. O plano de Deus era que Moisés realizasse o Êxodo do Egito e a conquista de Canaã.

“Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; ... Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” Êxodo 3:7-10

Mas só o querer de Deus não foi suficiente. Moisés acabou não entrando na terra. Precisamos cooperar para que a boa, perfeita e agradável vontade de Deus se realize nas nossas vidas.

Mas porque Josué conseguiu? Será que ele era mais abençoado do que Moisés? É claro que não! Veja o que Deus disse a Josué:

“...como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.” Josué 1:5

“Assim como fui com Moisés...”. Mas então, por que um conseguiu e outro não? O que eles fizeram de diferente?

Como eu sou um pastor que quer o seu bem, vou deixar você “dormir com este barulho” por um tempo. Farei mais bem a você encorajando-o a meditar nesse assunto e a encontrar a resposta. Eu sei que você consegue.

Dois momentos foram críticos. Leia e compare os seguintes textos:
Números 13:1-14:4 ; Deuteronômio 1:19-40 ; Josué 1:10-2:24.

Separe um tempo para fazer algo de bom por você. Tenho certeza que a palavra de Deus vai mudar sua vida daqui para frente.

Leia esses textos e responda: o que aqueles dois grandes homens, igualmente abençoados, fizeram de modo que um foi vitorioso e o outro experimentou uma derrota?

Fique com a paz do Senhor.

Pr. Danilo Liebert

Nenhum comentário:

Postar um comentário